Política
de Qualidade

Qualidade de resultados há 45 anos

Política de Qualidade

Qualidade de resultados há 45 anos

Política de Qualidade

O Laboratório Bernardina Sancho aposta numa política de qualidade e inovação desde há 45 anos.
Centramos a nossa actividade no Doente e na tentativa de fornecer os melhores dados ao Médico para que possa tomar decisões clínicas com base em exames complementares de diagnóstico sem os quais já não passam

Estes são os nossos valores:

A satisfação do cliente é o nosso principal objectivo. Para isso envolvemos todos os colaboradores nessa tarefa, dando-lhes condições de trabalho e de formação de modo a poder corresponder às exigências e necessidades do cliente.
Os colaboradores são responsáveis pelos procedimentos que executam qualquer que seja a sua função no organização, tendo a gerência um papel fundamental na comunicação entre eles.

A gerência garante o cumprimento das normas nacionais e internacionais vigentes e das boas práticas aplicáveis em laboratório de forma a garantir a máxima qualidade dos resultados.

A organização garante a formação contínua nas áreas científicas aos colaboradores de forma a conseguir uma actualização permanente de conhecimentos e uma inovação contínua nas práticas laboratoriais e interpretação dos resultados obtidos.

Garantia de Qualidade

O nosso laboratório tem grande preocupação garantia da qualidade dos resultados das análises.
Os equipamentos e reagentes utilizados são seleccionados com o maior rigor e originários de empresas de renome neste mercado da indústria de diagnóstico.
O sistema informático automatiza a identificação produtos dos doentes com etiquetas com códigos de barras que são lidos automaticamente pelos aparelhos para evitar erros de identificação: podemos assim garantir com segurança que as análises pertencem ao doente.
Executamos diariamente Controle de Qualidade Interno na maioria das técnicas efectuadas. As cartas com os resultados deste controle são analisadas diariamente pelo responsável do sector que corrigirá qualquer desvio detectado.
Estes dados permitem monitorizar a exactidão e precisão dos nossos resultados.
Participamos em Programas de Controle de Qualidade Externo, ou Avaliação Externa da Qualidade. 
Nestes programas os resultados do nosso laboratório são avaliados por entidades internacionais e garantem a exactidão dos resultados. 
Os relatórios são avaliados pelos responsáveis da área e pela direcção da qualidade.
A preocupação com a exactidão está bem patente nos programas de Avaliação Externa da Qualidade em que participado:

A Política da Qualidade focaliza-se em 5 pilares fundamentais:

– Através da antecipação das suas necessidades e expectativas, com vista a satisfazê-las,
– Oferecendo serviços devidamente seleccionados, de alto valor acrescentado e em consonância com os avanços tecnológicos e científicos.
– Respeitando o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis,
– Através do planeamento e controlo da actividade desenvolvida.

– Promovendo práticas que garantam a segurança de todos os profissionais envolvidos na prossecução dos objectivos do laboratório,e
criando condições para a formação contínua dos colaboradores.

– Pelo compromisso com o cumprimento dos requisitos legais estatutários e regulamentares
– Através da credibilidade, qualidade e desenvolvimento do laboratório,
– Mantendo uma equipa de profissionais competentes e formados e motivados
– Participando em estudos epidemiológicos e clínicos que lhe sejam solicitados

– Através de uma colaboração activa, dinâmica e franca, de modo a que sejam assegurados os interesses de ambas as partes.

– Promovendo a Melhoria contínua através da participação em programas de Avaliação Externa de Qualidade e no desenvolvimento do Controlo de Qualidade Interno, implementados de forma a garantir aos utentes eficácia, segurança, credibilidade e qualidade nos serviços prestados.

Química Clínica
Endocrinologia e Marcadores Tumorais
Coagulação
Hematologia